Rayan Siqueira

ENEM 2010 VOLTA A DESAPONTAR

Pelo segundo ano seguido ENEM tem problemas durante realização

Após o trauma do vazamento das provas do Enem no ano passado, o Ministério da Educação errou de novo. Mesmo gastando R$ 182 milhões para garantir a segurança e a qualidade do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) admitiu que cometeu uma falha simplória: enviou a matriz da folha de respostas para a gráfica com o cabeçalho invertido – um problema que afetou todos os 3,4 milhões de participantes do exame no país. Um outro equívoco cometido pela gráfica levou à distribuição de 21 mil cadernos de prova com questões a menos ou duplicadas.

Além destes problemas, a Polícia Federal confirmou, em comunicado no seu portal na internet, a suspeita de vazamento do tema da prova de redação do Enem deste ano. Duas pessoas confessaram o crime e serão indiciadas sob suspeita de violação de sigilo funcional, previsto no Código Penal, podendo pegar até seis anos de prisão.

Segundo a PF, uma professora da rede municipal de ensino de Remanso (774 km de Salvador), que pertencia à equipe que aplicava provas, teve acesso ao título de um texto de apoio da redação cerca de duas horas antes da prova e ligou para o marido repassando a informação.

Em 2009 o ENEM também apresentou problemas durante sua realização quando foi constatado através do sistema de câmeras da gráfica contratada que houve um vazamento da prova antes dela ser aplicada. Os suspeitos já foram identificados e atualmente estão sendo julgados.Eles teriam tentado vender informações referentes a prova a jornalistas da Folha de São Paulo.

Naquela ocasião o ENEM deve ter ser cancelado previamente e teve suas datas adiadas para quase 2 meses após o previsto. Isso acarretou uma série de problemas pois universidades acabaram tendo que mudar a data de seus vestibulares e atrasando a volta do período letivo. Conheça a história na íntegra clicando aqui.